Brasil, o velho país do carnaval?

Jorge Amado intitulou uma de suas obras mais famosas « o país do carnaval ». Ele lembrou assim os vínculos orgânicos entre seu país, o Brasil, e este período de transe e anarquia que, desde o século XIX, tem servido de escape para as desigualdades e invertido simbolicamente a ordem social. No entanto, este ano, o prefeito não vai tirar a chave do Carnaval e seu Rei, o « rei Momo », o Rei Momo terá que ser paciente. Pela primeira vez desde 1912, não haverá festividades.

https://www.lemonde.fr/international/article/2021/02/18/au-bresil-le-non-carnaval-s-acheve-dans-la-resignation_6070424_3210.html
Certamente, algumas cidades organizarão uma sessão de « recuperação » em junho ou julho, mas será que isso fará sentido? Esta quebra marca simbolicamente o fim de uma era de esperança e orgulho renovado para muitos dos que foram esquecidos pelo sistema? As ruas do Rio estão mais uma vez se enchendo de famílias forçadas a vasculhar os caixotes do lixo para encontrar alguns alívio que irão compor sua refeição neste país, um gigante da indústria alimentícia. O novo carnaval não seria uma inversão, não mais da ordem social, mas da lógica social, onde o objetivo não seria mais o de tentar elevar os cidadãos e a sociedade para cima, mas, ao contrário, mantê-la em seu papel de senhor mendigo? O carnaval não seria permanente com líderes como Bolsonaro ou Trump, que costumavam ser ridicularizados nesses mesmos carnavais e que lideravam ou dirigiam as grandes potências deste mundo? Este « carnaval permanente » não estaria no uso de máscaras porque a globalização capitalista privilegiou a economia sobre aqueles que a produzem e o dinheiro sobre a saúde dos cidadãos?

Votre commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l’aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l’aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l’aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s